MBA Gestão Empreendedora – Educação (Encerrado)
Melhorar a qualidade da educação básica no Brasil se constitui, atualmente, num dos maiores desafios no campo das políticas sociais. A baixa qualidade da educação básica brasileira tem tido grande destaque nos meios de comunicação a cada ano em que as avaliações nacionais são produzidas. Estudos que utilizaram dados dessas avaliações revelam o baixo desempenho dos alunos, taxas elevadas de repetência e abandono, e distorção idade/série. Do ponto de vista quantitativo, a expansão do sistema educacional brasileiro atingiu níveis bem elevados, mas, em relação aos indicadores de qualidade e equidade, existe um abismo entre os padrões desejados pela sociedade e necessários para o desenvolvimento nacional e a situação atual. O nível de desempenho acadêmico dos estudantes da educação básica é considerado um fator determinante para a competitividade de um país (OECD, 2015) . Melhores níveis de aprendizagem estão associados a índices mais elevados de produtividade da força de trabalho impactando positivamente o desenvolvimento nacional.
Sintonizada com os desafios de oferecer educação básica de qualidade, a Diretoria de Educação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), responsável pela gestão das redes de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Rio de Janeiro, estabeleceu uma parceria com o SESI – Departamento Nacional e propôs à Universidade ederal Fluminense (UFF), em 2009, o desenvolvimento de um curso de especialização lato sensu que contribuísse para a formação dos gestores de sua rede de escolas. O desafio foi aceito pelos docentes da área de gestão e empreendedorismo da UFF. Após realizar imersão em escolas da rede SESI e SENAI de vários estados do Brasil e, também, conhecer a realidade das escolas públicas do Rio de Janeiro, os docentes construíram o projeto pedagógico do MBA Gestão Empreendedora – Educação abordando os principais desafios de gestão enfrentados pelos diretores de escola, de modo a contribuir para um exercício mais eficaz da liderança escolar seja no aspecto da gestão acadêmica como administrativa. A construção de um material didático customizado e dialógico foi importante fio condutor do curso e valorizado pelos seus egressos.
A primeira turma teve seu início em 2010 e foi formada por 80 dirigentes de escolas das Redes SESI dos 27 estados da federação, 20 diretores de escolas indicados pela SEEDUC e 40 diretores de escolas municipais distinguidos com o Prêmio SESI Qualidade de Educação, num total de 160 diretores. No ano seguinte, respondendo à avaliação que se faz ao final do curso, os concluintes destacaram o desenvolvimento de competências gerenciais aliando teoria e prática com significado para a realidade escolar. Esse resultado justificou a solicitação, pelo SESI/RJ, de uma nova turma do MBA Gestão Empreendedora – Educação para atender, especificamente, a mais quarenta (40) gestores de escolas das redes SESI e SENAI do Rio de Janeiro, como também oitenta (80) diretores de escolas públicas, dentre eles 40 dirigentes de escolas situadas no entorno das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), totalizando 120 gestores escolares.
Em 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), ao fazer o diagnóstico dos problemas da rede estadual de ensino, detectou que as escolas passavam por dificuldades devido à gestão escolar pouco eficiente e pouco profissionalizada, à falta de critérios de seleção de diretor, à inexistência de sistemas de estímulo, e à ausência de metas e de metodologia de gestão. Diante dos problemas detectados, para garantir a melhoria da qualidade da educação pública estadual de ensino, com uma gestão escolar profissionalizada, a SEEDUC implementou quatro eixos principais que norteariam todas as ações para tornar a gestão das escolas mais eficientes, como: seleção de diretores escolares, definição de metas para a rede, as regionais e as unidades escolares, sistema de reconhecimento por resultados e implantação de metodologia de gestão. A proposta de formação de gestores com enfoque empreendedor, já executada pela UFF desde 2010 para atender as redes SESI e SENAI, convergiu com a demanda da SEEDUC de formação gerencial dos gestores escolares da rede estadual como política de estado.
Neste contexto, no início de 2012, a FIRJAN celebrou termo de convênio com a SEEDUC visando contribuir para a formação dos gestores de escolas públicas no uso dos conhecimentos e ferramentas da gestão educacional, tendo como base o desenvolvimento de condutas empreendedoras. Esta iniciativa se tornou a principal política pública de formação de diretores de escola. E, cumprindo o seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do estado, a FIRJAN contratou a Universidade Federal Fluminense, por intermédio de sua fundação de apoio, para oferecer o curso de pós-graduação lato sensu MBA Gestão Empreendedora – Educação para 1.200 gestores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, no período de 2012 a 2017, tanto diretores gerais como diretores adjuntos e agentes de acompanhamento de gestão escolar.
Objetivos formativos do curso:
• Formar gestores empreendedores em educação, capazes de intervir de forma criativa e inovadora na gestão escolar, no seu papel de líder da escola, tanto pedagógico quanto administrativo;
• Desenvolver competências em gestão, com ênfase na atitude empreendedora e na inovação, materializada em um percurso curricular integrado e multidisciplinar;
• Capacitar professores para o planejamento de projetos de intervenção na escola utilizando as bases conceituais da gestão organizacional.
Enfoques de desenvolvimento do curso:
• O foco no desenvolvimento do comportamento empreendedor, o qual valoriza a atitude empreendedora, a criatividade, a liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão, a resolução de problemas, a comunicação e a negociação e a responsabilidade social e ambiental.
• O foco no desenvolvimento e na administração da organização, os quais envolvem a reflexão estratégica, a análise de oportunidades e de riscos, a gestão de processos, de pessoas e financeira, o marketing, a coleta de dados e sua análise, assim como a análise dos dados e dos indicadores de qualidade, de produtividade e de inovação.
A oferta do MBA Gestão Empreendedora – Educação para formação de gestores também foi abraçada pela Federação das Indústrias de São Paulo, por meio do SESI-SP, para atender a rede pública estadual do referido estado.
O MBA Gestão Empreendedora – Educação adotou o modelo semipresencial, com um encontro presencial por mês, com 15 disciplinas distribuídas em 18 meses, compondo uma carga horária total de 360 horas. Nas pesquisas que buscaram apurar a percepção da qualidade do curso, foi possível observar que a quase totalidade dos cursistas o recomendaram para outros gestores. O formato colaborativo adotado pelas instituições parceiras se mostrou bem sucedido. FIRJAN/ SESI-RJ, SEEDUC e UFF estiveram envolvidos e comprometidos com o sucesso da iniciativa, demonstrado pela baixa taxa de evasão (13,7%) e elevada avaliação positiva do curso pelos egressos, que alcançou média de 99,5% de bom e excelente em todas as turmas.
Em números, o MBA Gestão Empreendedora – Educação teve um total de 5 turmas, 1.200 alunos matriculados e 1.036 formados, contemplando 707 escolas da rede pública estadual, beneficiando 513.618 estudantes diretamente. A oferta do curso se encerrou em 2017.
Atendimento da secretaria
ste.est@id.uff.br
Prédio 1 – Faculdade de Administração – sala 710 – 7° andar
Campus do Valonguinho – Rua Mario Santos Braga S/N – Centro – Niterói/RJ
13 às 20h