ISSPP

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O International Successful School Principalship Project (ISSPP) é a maior e mais duradoura rede de pesquisa sobre liderança em escolas bem-sucedidas. O projeto teve início em 2001 com uma reunião convocada pelo seu fundador e atual coordenador, Professor Christopher Day, na Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Representantes de oito países concordaram em criar uma série de estudos de caso que examinariam as práticas de liderança dos diretores de escolas bem-sucedidas na Austrália, Canadá, China, Dinamarca, Inglaterra, Noruega, Suécia e Estados Unidos. A rede envolve agora vinte e sete países que pesquisa sobre o tema de forma ativa, mantendo a rede em crescimento. A professora Sandra Mariano é a coordenadora do ISSPP no Brasil. A origem e a metodologia do ISSPP se basearam em estudos realizados no contexto de escolas inglesas (Day, Harris, Hadfield, Tolley & Beresford 2000) que incluíam dados recolhidos a partir de múltiplas perspectivas, ou seja, dos diretores, vice-diretores, equipe escolar, pais, alunos, pessoal de apoio e professores. Foram realizadas comparações sobre a liderança efetiva em diversos contextos, desde pequenas escolas de ensino fundamental até grandes escolas de ensino médio urbanas; e a identificação de qualidades pessoais e competências profissionais genéricas dos líderes escolares eficazes. Atualmente, os diretores de escolas contemporâneas têm orientado suas escolas para o sucesso em contextos nacionais, estaduais, municipais e comunitários complexos e em rápida mutação, sendo o sucesso definido pelo bem-estar e equidade, bem como pelos resultados acadêmicos. As complexidades de uma sociedade em rápida mudança exigem uma perspectiva multifacetada, na qual as escolas são compreendidas como sistemas adaptativos complexos e instituições sociais (Morrison, 2010). A teoria da complexidade e a teoria da ecologia fundamentam as pesquisas recentes do International Successful School Principalship Project. A teoria da complexidade (por exemplo, Byrne & Callaghan, 2013) reconhece que as organizações operam num mundo globalizado e em rápida mudança. Intimamente relacionada, a teoria da ecologia (Bronfenbrenner, 1979) postula que os indivíduos (crianças) se encontram tipicamente em vários ecossistemas interligados, desde o sistema mais íntimo (casa) até o sistema escolar mais alargado e depois ao sistema mais expansivo que inclui a sociedade e a cultura. Em conjunto, este enquadramento teórico permite ao Projeto ISSPP considerar as escolas como organizações adaptativas que trabalham em contextos de múltiplas mudanças e influências aninhadas que são culturais e historicamente situadas. Assim, permitiu que os pesquisadores desta rede de pesquisa construíssem um quadro analítico que aborda novas questões e uma metodologia de estudo de caso comparativa e de métodos mistos.

Link para o ISSPP: https://www.uv.uio.no/ils/english/research/projects/isspp/

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