O CURSO

O Curso tem a finalidade de desenvolver, em nível de pós-graduação, conhecimentos específicos para a liderança e a gestão escolar alicerçados na promoção da
colaboração e no desenvolvimento das pessoas, na manutenção de altas expectativas de desempenho para a equipe escolar e para os estudantes, na promoção do processo de ensino-aprendizagem, e na capacidade de, colaborativamente, estabelecer rumos para a escola. A carga horária total é de 360 horas e as aulas e seminários acontecem de forma telepresencial (online). O material didático do curso é próprio, todo desenvolvido pela equipe de professores. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado é a plataforma MOODLE.

OBJETIVOS DO CURSO

  1. desenvolver competências de liderança e gestão escolar dos profissionais que atuam em escolas, especialmente aqueles que integram a equipe de gestão escolar;
  2. capacitar em liderança e gestão escolar pessoas que almejam atuar na gestão de escolas;
  3. realizar pesquisa no campo da liderança e gestão escolar com vistas a proporcionar evidências que promovam a melhoria da qualidade na educação;
  4. propiciar condições permanentes de atualização no campo da liderança e gestão escolar considerando que há muitas maneiras e em múltiplas formas, considerando as diferenças de contextos, valores, personalidades e organizações;
  5. promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica no campo liderança e da gestão escolar;
  6. possibilitar aos cursistas um modelo de estudo flexível e acesso à programa de especialização de alto nível.

DISCIPLINAS

Liderança e Colaboração na Escola (LID) 60h

Teorias e práticas de liderança na escola com vistas a construção de uma cultura de excelência. Utilização de técnicas de mediação de conflitos e construção de consensos, estratégias de comunicação eficaz, e métodos para promover a participação e mobilização da comunidade escolar. Serão discutidos os desafios e oportunidades na construção de uma cultura escolar inclusiva e participativa, enfatizando a importância do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe. A disciplina também irá incorporar a manutenção de altas expectativas para o desempenho de todos os membros da comunidade escolar, incentivando uma cultura de excelência.

Práticas de Excelência para Escolas Eficazes (PGE) 60h

Estruturar a escola a partir das diretrizes estabelecidas e compartilhadas. Planejar, por em prática e avaliar os planos de ação para alcance das metas da escola. A gestão deve considerar o contexto político e socioeconômico local, bem como o desenvolvimento de uma visão estratégica compartilhada pelos sujeitos da escola.

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Práticas Pedagógicas na Escola (PPE) 60h

Com foco na gestão pedagógica, a disciplina explora a elaboração e, principalmente, a implementação e o acompanhemos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e do currículo escolar no contexto da BNCC, utilizando práticas de planejamento pedagógico colaborativo. Serão abordadas as metodologias de ensino, avaliação e práticas pedagógicas inclusivas.

Tomada de Decisão com Base em Evidências (TDE) 60h

Técnicas de coleta, análise e uso de dados educacionais para tomada de decisões informadas, especialmente para definir e acompanhar o desempenho de aprendizagem dos estudantes. Serão abordados métodos de avaliação da escola, e a utilização de indicadores de desempenho e fluxo escolar. Serão abordadas a transparência na prestação de contas bem como o uso de tecnologias de informação para compartilhamento de informação sobre a escola. A gestão da informação e a importância da transparência na administração escolar serão enfatizadas. Uso de dados para tomada de decisão.

Processos Administrativos na Escola (PAE) 60h

Princípios da administração escolar e das rotinas de funcionamento da escola. Gestão financeira e logística, incluindo o monitoramento dos serviços essenciais para o funcionamento da escola. Utilização de tecnologias na gestão escolar, plataformas e aplicativos educacionais, além de ferramentas de planejamento e procedimentos para prestação de contas. Organização dos processos da escola para a construção do espaço de aprendizagem.  Serão discutidos os processos de matrícula, monitoramento da vida funcional dos trabalhadores da educação e elaboração de planos de segurança patrimonial, garantindo um ambiente escolar eficiente e seguro.

Projeto de Inovação na Escola (PINE) 60h

Conceitos fundamentais sobre inovação. O papel do diretor da escola como líder inovador e a construção de uma cultura organizacional voltada para a inovação. Identificação de oportunidade de melhoria contínua na escola e implementação de práticas inovadoras no contexto escolar. Engajamento da comunidade escolar e de parceiros estratégicos em iniciativas inovadoras. Inovação em projetos estudantis com base no protagonismo juvenil e foco em altas expectativas. Desafios e oportunidades na captação de recursos para financiar projetos inovadores nas escolas. Futuro da educação e o papel da inovação.

PROFESSORES CREDENCIADOS

Saulo Barroso Rocha

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001), Analista de Sistemas (1994) e Licenciatura em Matemática na UFF (em andamento). Professor da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Interessado nos seguintes temas: Métodos de Pesquisa Quantitativa, Matemática e Gestão, Metodologias de Ensino e Aprendizagem. Antes de ingressar na área acadêmica foi consultor de organizações públicas e atuou em organizações privadas no Brasil e no exterior durante 26 anos.

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Sandra R. H. Mariano

Professora Titular do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense. Foi professora visitante da Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne, 2019. É cofundadora e foi a primeira Chefe do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF (2013- 2016).

Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Ela idealizou e dirige programa de Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio. Suas pesquisas estão publicadas em periódicos internacionais como o Journal of Business Ethics e Journal of Social Entrepreneurship.

Suas responsabilidades incluem atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da orientação de estudantes de pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado. Suas áreas de interesse são: educação empreendedora, liderança e gestão na escola, formação de professores e diretores da educação básica.

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Robson Moreira Cunha

Professor do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (Área de Gestão e Inovação) pelo PEP / COPPE / UFRJ. Com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Administração (UFF) e formado no Curso Superior de Empreendedorismo e Inovação (UFF).

Atuação como consultor e professor nas áreas de Empreendedorismo e Gestão. Áreas de interesse para pesquisa: Empreendedorismo; Inovação; Spin-offs acadêmicos; Startups

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Renata Quelha de Sá

Professora do Departamento de Empreendedorismo e Gestão na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e Mestre em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio) na área de concentração Organizações. Prêmio de melhor dissertação do IAG em 2018. Graduada em Engenharia Química pela UFRJ (2001) e em Administração de Empresas (2022).

Na esfera corporativa possui sólida experiência profissional com atuação nas áreas de Excelência Operacional e Produtividade, Vendas, Planejamento Orçamentário Estratégico, Operação e Atendimento a Clientes em Centros de Serviços Compartilhados (CSCs). Formação nas metodologias Lean e Six Sigma (Black Belt) e atuação em mais de 50 projetos de produtividade ao longo da minha trajetória profissional.

Áreas de interesse de pesquisa: Empreendedorismo social, Estudos de Memória, Violação dos Direitos Humanos; Ética e Corrupção nas Organizações.

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Paulo Bruno José Ferreira de Brito

Licenciado em LETRAS – Português/ Inglês, pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde (2006) e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2024), Mestrado em Educação, pela Universidade de Pernambuco (2017). Professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco desde 2008. Diretor escolar de 2013 a 2021, em Escolas da Rede Estadual de Ensino, com experiência no interior do estado, na Região Metropolitana do recife e no Arquipélago Fernando de Noronha. Gestor Educacional na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, de 2021 a 2024. Doutorando em Educação pela UFPE, na Linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Integrante da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability – REPAE. Pesquisa gestão escolar e formação continuada de diretores escolares.

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Monica Garelli Machado

Possui graduação em Matemática. Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal Fluminense e professor II da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: prática pedagógica.

Mestre em Sistemas de Gestão – Responsabilidade Social com ênfase em Educação a Distância. Coordenadora de Tutoria do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense.

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Maria de Araújo Medeiros Souza

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, Especialista em Gestão Pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco, Especialista em Microbiologia Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Licenciada em Biologia pela Universidade de Pernambuco. Entre os anos de 2018 e 2022, atuou como Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional na Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco. Iniciou sua trajetória no serviço público em 2004, exercendo diversas funções de gestão na Administração Pública.

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Luiz Antônio Coelho Lopes

Professor do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense, onde leciona disciplinas relacionadas às Finanças desde 1992. Trabalha como analista na FINEP, onde gerenciou departamentos promotores da inovação e empreendedorismo.

Bacharel em Administração, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia Civil, todos pela Universidade Fluminense.

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Joysi Moraes da Silva

Professora da Universidade Federal Fluminense. International Successful School Principals Project (ISSPP) Member desde 2018. Professora convidada da The University of Nottingham (UK). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1996)

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Geraldo Costa Júnior

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2017). Foi Visiting Researcher na School of Economics and Finance / Queen Mary University of London (UK) e School of Social Sciences /Wageningen University (Holanda).

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Eduardo Picanço Cruz

Doutor em Engenharia Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Engenharia de Produção – Universidade Federal Fluminense (2002), Especialista em Contabilidade e Auditoria – Universidade Federal Fluminense (2001), pós-graduado em Administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas (2000) e Graduado em Administração – Universidade Federal Fluminense (1998).

Atualmente é professor Associado III do Departamento de Empreendedorismo e Gestão – STE da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Internacionalização de Negócios. Tem livros publicados na área de processo decisório (Editora Intersaberes), Gestão Financeira (Eduff) e Matemática financeira (CEDERJ).

O professor é o Coordenador do projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes – vinculado ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF e líder de um grupo de pesquisas no CNPq com o mesmo nome. Também é coordenador do Curso de MBA Executivo em Gestão Empreendedora da UFF e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) da UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

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Daniella Munhoz

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Administração pela EBAPE/FGV (2014). É Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1996), especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e Economista pela UFRJ (1992). É pesquisadora do Programa de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense. Possui interesse de pesquisa nas áreas de: Administração Pública, Cultura e Poder nas Organizações, Pensamento Social Brasileiro, Empreendedorismo e Inovação.

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Cristina Lopes Cavallo

Designer, ilustradora, pesquisadora, educadora e artesã. Doutora em Design (Escola Superior de Desenho Industrial/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020). Mestre em Ciências da Arte/Antropologia da Arte (Universidade Federal Fluminense, 2003). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense, 2015). Bacharel em Comunicação Social (Universidade Federal Fluminense, 2000).

Professora convidada da Especialização Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão (FOREMP/UFF), do MBA Gestão Empreendedora Executivo (UFF) e do Curso de Extensão Estação Empreender (UFF). Áreas de atuação e interesses de pesquisa: Design, Design Gráfico, Educação em Design, Design Antropologia, Ofícios Artesanais, Cultura Popular, Arte e Cultura Indígena, Estudos Decoloniais.

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